Porta Paletes
Estocagem com robustez e segurança por meio de porta-paletes. Soluções de armazenamento para economizar espaço, de acordo com as dimensões dos materiais e a área disponível. A estrutura de armazenagem porta-palete se adapta a qualquer tipo de carga, possibilitando grande capacidade de carga, tanto por peso como por volume. Alta capacidade de cargas paletizadas com máxima segurança. Porta-paletes permitem a verticalização do espaço de forma simples e seletiva, com acesso direto aos paletes carregados. Com o sistema de armazenagem porta-paletes, o seu espaço será integralmente aproveitado, com máxima otimização. Atendimento em todo o Brasil, com pronta-entrega de produtos, com instalação. Projetos personalizados para armazenagem vertical para todos os segmentos, desde indústrias automotivas, têxteis, farmacêuticas, mineradoras e metais, usinas, comércios a shoppings. Engenheiros e equipe técnica desenvolvem soluções de porta-paletes de acordo com a necessidade de cada cliente, definindo um layout adequado à logística.
Atendimento rápido e suporte para qualquer necessidade de troca, reparo ou ampliação de estrutura de porta-palete.
O que é porta-palete?
Porta-paletes são estruturas usadas para fazer o empilhamento de mercadorias de forma estruturada e funcional. Os paletes, por sua vez, são tablados que agrupam produtos criando uma estrutura.
O porta-palete, também conhecido como estante de metal, possibilita a armazenagem e estocagem de cargas de maneira vertical, evitando sobras ou até mesmo inadequações em espaços. Por isso, a estrutura porta-paletes é considerada a melhor ferramenta logística quando o assunto é estoque. É usada para armazenagem de todo tipo de produtos, como em armazéns atacadistas, por exemplo, onde o grande volume necessita de cargas verticalizadas e paletizadas.
Onde usar porta-paletes?
A estrutura de armazenagem porta-paletes é usada em larga escala em armazéns, almoxarifados em geral, centros de distribuição, atacadistas, varejistas, setor industrial, galpões, transportadoras, entre outros. O porta-palete possui característica que permite a movimentação dos itens por toda sua extensão.
Características dos porta-paletes
Porta-paletes são estruturas de alta seletividade por permitirem 100% de acessibilidade aos paletes armazenados. Sua taxa de ocupação é da ordem de 40% da área de armazenagem disponível. Os elementos estruturais do porta-paletes são dimensionados em função da norma NBR 15524-2/2007 – Sistemas de armazenagem- Parte 2: Diretrizes para o uso de estruturas tipo porta-paletes seletivos e da norma NBR 14762/2010 - Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.
Porta-paletes armazenam todos os tipos de materiais que variam de 100 a 4000kgf por palete ou por plano. Desta maneira, os porta-paletes são estruturas em aço otimizam verticalmente a armazenagem de diversos produtos. As estruturas do porta-paletes são dimensionadas de acordo com a capacidade de carga que irão suportar.
Porta-paletes podem receber paletes, prateleiras de aço ou madeira entre as longarinas para deixar cada prateleira plana e facilitar a movimentação manual das cargas paletizadas. Todos os produtos recebem tratamento de superfície para proteção contra oxidação e corrosão.
Compostos de longarinas, também chamadas de vigas reguláveis, os porta-paletes podem ter altura ajustada, o que permite sua adaptação a qualquer tipo de carga.
Confira porta-paletes com linha completa de acessórios, possibilitando uma armazenagem mais segura e eficaz.
Importância de um sistema de armazenagem com porta-paletes
Ao usar a estrutura porta-paletes, você pode intensificar a capacidade de armazenamento/estoque. O porta-palete é uma opção eficaz, tanto na estocagem quanto na movimentação de cargas, conferindo ótimo gerenciamento do fluxo de mercadorias.
A estrutura de armazenagem porta-paletes é usada para melhorar o aproveitamento dos espaços dentro dos mais diferentes setores do mercado, sendo um item estratégico no planejamento operacional de estocagem/armazenamento das empresas.
Os porta-paletes oferecem soluções de custo logístico, ganhos em produtividade, maior segurança e satisfação dos clientes. Tudo isso é possível através de um projeto planejado para determinada demanda. Assim, um espaço e uma estrutura de armazenagem bem projetada favorecem uma movimentação eficiente de pessoas, equipamentos e estoque.
O sistema porta-paletes permite um melhor posicionamento de produtos, o que facilita sua localização com agilidade e precisão, consequentemente reduzindo erros e melhorando o processo logístico de produtos.
Em suma, uma estrutura porta-palete bem projetada, considerando a área disponível, confere um fácil planejamento de entradas e saídas dos materiais.
Além disso, uma estrutura de armazenagem porta-palete planejada garante uma melhor conservação dos produtos, de acordo com suas características.
Vantagens dos porta-paletes
- Planejamento de estoque facilitado;
- Montagem simples e rápida para uma instalação prática e econômica;
- Sistema desmontável;
- Estrutura adaptável;
- Sistema modular. Pode ser facilmente ampliado;
- Estrutura pode ser feita de maneira personalizada para atender todo tipo de demanda;
- Porta-paletes contribuem no controle de estoques;
- Alta resistência;
- Porta-paletes auxiliam na otimização nos processos de armazenagem, com movimentação prática;
- Segurança de cargas estocadas;
- Estética;
- Fácil manutenção.
Componentes da estrutura de armazenagem porta-paletes
A estrutura de um porta-paletes possui componentes para se adaptar ao ambiente, promovendo segurança e amplitude no espaço de armazenagem. Tudo isso para atender as mais diferentes características e necessidades operacionais. A seguir alguns dos componentes de porta-paletes:
- Longarinas: também chamadas de vigas, as longarinas são responsáveis pela distribuição do peso dos produtos armazenados entre as colunas, evitando sobrecargas;
- Garras: têm a função de fazer o encaixe das longarinas às colunas;
- Colunas: sustentam o sistema porta-paletes, oferecendo resistência à compressão e estabilidade;
- Travessas e diagonais: unidades estruturais ligadas nas estruturas porta-paletes entre as abas de enrijecimento das colunas, fazendo com que a estrutura tenha maior robustez à flambagem e à compressão das colunas;
- Sapatas: também chamadas de placas base, as sapatas se localizam na parte inferior da coluna dos porta-paletes;
- Calço: instalado entre a sapata e o piso, o calço tem como função o nivelamento, corrigindo pequenas inclinações ou instabilidades acarretadas por irregularidades do piso.